terça-feira, 25 de junho de 2013

Referências Bibliográficas



http://www.boavista.rr.gov.br/

Trabalho Infantil

No Censo de 2010 foram identificadas que, em nosso país, cerca de 130 mil crianças com até 14 anos são responsáveis pelo sustento do lar. Essa é uma realidade triste que precisa ser mudada. Os programas sociais do Governo Federal para combater esta questão representam um avanço, mas muito ainda precisa ser feito e toda a sociedade precisa discutir um tema tão importante, que prejudica nossas crianças e adolescentes”, afirmou Teresa. 
 Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008 mostram que ainda existem 4,8 milhões de crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, trabalhando no Brasil. O Nordeste é a região que apresenta os maiores índices de exploração da mão-de-obra infantil: 1,7 milhão (12,3%) de meninos e meninas trabalham nesta localidade. Em seguida, está a Região Sul, com 11,9%. O Sudeste foi, segundo os dados de 2008, a área com a menor proporção de trabalhadores infantis, registrando percentual de 7,9%.
fonte: http://www.direitosdacrianca.org.br/


A situação do trabalho infantil em Roraima, espelhada nos dados do Censo de 2010, realizado pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são preocupantes, afirmou a senadora Angela Portela (PT) em discurso na tribuna do Senado. De acordo com ela, os números mostram que o estado figura em 5º lugar no ranking do trabalho infantil no pais. 

Boa Vista é o município com o maior índice de trabalho infantil no estado de Roraima com 24.081 mulheres e 24.102 homens na faixa de 10 a 17 anos


Educaçao. Por IBGE


Se vê que o índice de analfabetismo na capital Boa Vista é pequeno comparado a outras cidades de Roraima, possuindo 90,01 de pessoas alfabetizadas de 5 anos ou mais.





Fonte: Censo Demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. In: IBGE. Sidra: sistema IBGE de recuperação automática. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:
<http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=5&i=P>. Acesso em: mar. 2012.

Educaçao. Por: Prefeitura de Boa Vista

Combate ao analfabetismo


Um diagnóstico realizado este ano pela Secretaria Municipal de Educação revelou que 25% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental não são alfabetizados. O percentual é ainda maior entre os alunos do 4º ano, pois 35% não são alfabetizados. 

Quanto à ampliação da rede de ensino, já está assegurada a construção de 16 creches e 13 novas escolas, que deverão ser implantadas até o final da atual administração. Outra meta do plano de governo de Teresa é a climatização de todas salas de aula, com instalação de centrais de ar condicionado. A Prefeitura já iniciou o processo de adequação das instalações elétricas das escolas e a compra de mais de 700 equipamentos que irão proporcionar conforto aos estudantes, favorecendo o aprendizado.

Neste sentido, a Prefeitura adotou uma nova metodologia de ensino com a utilização de materiais didáticos diferenciados e que favorecem o aprendizado das crianças. A nova metodologia padroniza a qualidade do ensino, permitindo que os alunos de toda a rede tenham acesso às mesmas informações. O material também é um importante suporte para os professores porque organiza, de forma sistemática e progressiva, os conteúdos de cada disciplinaMelhorar a qualidade do ensino oferecido às crianças da capital é uma prioridade na atual gestão da prefeita Teresa Surita. O setor está recebendo investimentos que irão refletir na formação educacional dos alunos com a melhoria no desempenho e a erradicação de problemas como o analfabetismo

O governo estadual já ganhou status de possuir a melhor infra-estrutura do país. Das escolas estaduais implantadas em Boa Vista destacam-se na infra-estrutura as escolas Monteiro Lobato, Ana Libória e a Escola Padrão por possuírem segundo piso, além de jardins, praças, ginásios, banheiros, amplas salas de aula (etc) que todas possuem.
Em Boa Vista existem duas escolas federais de ensino fundamental e médio: Centro de Educação - CEDUC (da Universidade Federal de Roraima) e o Instituto Federal de Roraima - IFRR. A primeira se destaca por possuir salas de aula climatizadas e a segunda por seus numerosos e completos laboratórios; Ambas foram as únicas escolas públicas do estado a alcançar a média do Exame nacional do ensino médio.
 
http://www.boavista.rr.gov.br/noticia/214/Educa%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9_prioridade_para_Teresa

Localização


Como chegar em Boa Vista:
 Via rodovia: BR-174 – Pela Venezuela ou Amazonas BR 401 – Pela República Cooperativa da Guiana. 
Via aérea: Manaus – Varig, Gol ou Meta Georgetown (República Cooperativa da Guiana) – Meta
Saindo de Florianopolis para Boa Vista = R$ 2.115

Gastronomia

Pratos Típicos 

• Paçoca com banana – Carne assada batida no pilão com farinha e servida com banana; 
• Caldeirada de peixe – Azeite de Oliva, cheiro verde, cebola,tomate e sal, água e peixe cortado em postas;
 • Galinha caipira – Cheiro verde, pimentão cortado, em pedaços pequenos, guisada ao molho pardo;
 • Mugica de peixe – Peixe assado no forno com todos os temperos para peixe, desfiado, mugicado (cozido) com farinha branca e azeite;
 • Picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes - Corta-se a carne de sol, escalda-se para tirar o excesso de sal, cozinha com bastante água e legumes, por fim coloca-se a nata;
 • Torta de carne de sol (Mal assada) – carne de sol cozida, batida, temperada e recheadas com a clara de ovos batidas em neve;
 • Damurida: Caldo de carne de boi, de caça ou de peixe com molho de pimenta e verdura. É servida com beiju e farinha;
 • Carne de sol regional – carne de sol desfiada e assado na chapa com cebola e manteiga;
 • Torta de peixe bodó (cascudo) – carne de peixe cozida, temperada e recheada com claras de ovos batidas em neve; Bolos/ sobremesas: Bolo de macaxeira, Bolo de cupuaçu, Farinha de Tapioca, Bolo de Tapioca, Tapioca, Tapioca de coco, pé-de-moleque, castanha. Bebidas: Suco de Buriti, vinho de Buriti, Suco de Açaí, Pajuarú, Caxiri, Aluá, Bacaba, Suco de Cupuaçu.

Pontos Turísticos

Parques

O Complexo Ayrton Senna conta 75 mil metros quadrados de área urbanizada e corta a parte central de Boa Vista. A área, completamente arborizada, conta com quiosques de sucos, guaranás, sorvetes, bares e restaurantes, que variam entre comidas típicas e chinesas. Há também quadras de vôlei, campos de futebol de areia, espaços para ginástica, parques infantis, quadra de basquete e de tênis e uma quadra de futebol de salão e society. O espaço também possui pistas de cooper, bicicross e de carrinhos de kart.

Monumentos

 No Monumento aos Pioneiros, há elementos étnicos que formam a cultura do povo roraimense, suas tradições e costumes locais. A obra retrata a chegada das primeiras famílias ao Estado, que construíram suas casas às margens do rio Branco. O painel possui cinco metros de altura por quinze de largura e foi esculpido em concreto e cimento pelo artista plástico roraimense Luiz Canará. A obra está localizada na Praça Barreto Leite, que leva esse nome em homenagem ao Capitão Fábio Barreto Leite, emissário do Amazonas que deu posse às primeiras autoridades em Boa Vista.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Historia de Boa Vista

Boa Vista, além de capital, é a principal cidade de Roraima, pois concentra dois terços da população e praticamente todos os serviços públicos do Estado, que conta com apenas 15 municípios.Jovem, ela foi fundada em julho de 1890 às margens do rio Branco e, de 1944 e 1946, foi planejada pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, que organizou o traçado urbano da cidade em formade leque.As ruas e avenidas largas, que partem do Centro rumo aos bairros, dão a Boa Vista um aspecto de modernidade e a destacam como uma das poucas cidades planejadas do país.Os prédios históricos localizados no Centro, às margens do Branco, principal rio de Roraima, preserva a história recente de uma das capitais mais jovens do país.Localizada numa faixa de cerrado inserida na Floresta Amazônica, a capital é rodeada por rios, lagos e igarapés de água cristalina, que são opções de lazer durante os fins de semana. O clima amazônico é caracterizado por sol durante a maior parte do ano e temperatura elevada.A população é formada por pessoas de vários estados brasileiros, principalmente da região Nordeste e Norte. De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2012, o município já conta com 300 mil habitantes. Pouco mais de 20% da população têm entre 15 e 24 anos, o que caracteriza Boa Vista como uma cidade jovem.Boa Vista tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Roraima, que é de 0,779, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).Assim como o Estado, a economia local é baseada no setor terciário. O funcionalismo público e o comércio têm papel fundamental na geração de emprego e renda.A capital é rota obrigatória para quem vai do Brasil por via terrestre ao caribe venezuelano e ao Monte Roraima.
Cortada pela BR-174, principal rodovia do Estado, Boa Vista é ponto de partida para quem quer conhecer pontos turísticos do interior de Roraima, como a Serra do Tepequém, no Amajari; Baixo Rio Branco, em Caracaraí; e Campos Novos, em Iracema, dentre outros.